Centro de Informática Empresarial
11 Ago
2016

Direito a Ser Rico

software gestao gratis startup virtualp xd_03

Tens direito a ser rico, se investires.

Ao contrário do que muita gente acredita, não precisas de ter um curso em gestão para te tornares rico. E não precisas de ser filho de gente rica, nem ter um ordenado chorudo ou sequer perceber de investimentos na bolsa. Para a maioria dos mortais tudo o que é preciso é: investir.

Investir tempo a reflectir no teu negócio e investir no avanço do projecto, mesmo que ainda não esteja tudo perfeitamente alinhado, por que poderás perder o teu momento para outro que teve a mesma ideia.

Aprender com os melhores

Quando pensas em criar o teu próprio negócio, ou quando entras pela primeira vez no mundo empresarial qualquer conselho, por mais pequeno que seja, de quem passou pelo processo é muito valioso.

«Se fizeres apenas o que sempre fizeste, vais obter mais do mesmo.»

— Henry Ford.

6 Dicas para começar

Portanto, para que comeces com o pé direito, independentemente da fase em que te encontras, reunimos 6 dicas valiosas que os fundadores de algumas empresas receberam quando eles próprios começaram o negócio.

Toma nota destas (algumas surpreendentes) lições para o teu investimento.

1. Habitua-te a lidar com o desconhecido

Nunca saberás tudo e terás de tomar muitas decisões sem perceber o que está para vir. Como fundador é uma coisa que terás de te habituar.

—Aaron O’Hearn, Co-founder and CEO of Startup Institute

Por exemplo, saber qual o melhor software de gestão para a tua Startup pode ser uma dor de cabeça. E tu queres o melhor, toda a gente quer. Por isso, também te damos umas dicas para escolheres o melhor.

2. A tua empresa não és tu

O melhor conselho aqui é não quereres muitos louros quando as coisas correm bem e não culpar os outros quando as coisas correm mal ou menos bem. Tenta compreender que a sorte também faz parte da equação do sucesso. Assim aprenderás a ser mais humilde e mais auto confiante ao mesmo tempo.

—Ethan Austin, Co-founder and President of Give Forward

3. Mostra o que tens

Evidenciar a tua proposta de valor numa startup é a melhor coisa. Falar sobre ela e sobre o mega sucesso que ela vai ter é demasiado prematuro e pode soar um pouco ingénuo. Mostra o que realmente o teu negócio faz e o que já conseguiu atingir para que o negócio se revele autêntico.

—Shaun Johnson, Co-founder and COO of Startup Institute

4. Aprende a abandonar

Como fundador, ou criador do produtos que criaste, tu lutas todos os dias para demonstrar o valor do teu negócio. E é muito fácil envolveres-te emocionalmente e isso pode ser uma grande distração. É preciso acompanhar de perto a tua criação mas quando perdes demasiado tempo a fazer escolhas (e claro que os pormenores contam muito), mas a um certo ponto, tens de largar e avançar para o próximo passo.

—Pavia Rosati, Founder of Fathom

5. Não te preocupes com o que dizem dos outros

Ignora a fama que as outras startups estão a ter na imprensa. Muitas vezes é só tretas e a maior parte delas não durará um ano. Foca-te em construir o teu negócio para que sejas tu a ficar de pé.

—Jules Pieri, Co-founder and CEO of The Grommet

6. O negócio é teu, tu decides

Ter mentores é uma preciosa ajuda no percurso de criação do teu negócio. Mas muitas vezes os conselhos dos mentores são contraditórios. “Escolhe os grandes”, “Escolhe os pequenos”, “trabalha com outras empresas”, “trabalha sozinho”. A visão dos mentores é válida na perspectiva deles e da sua experiência no mercado.  Embora a opinião dos mentores seja muito útil a última palavra e decisão é tua.

—Brent Grinna, Founder of EverTrue


E tu, já tens alguma dica que queiras adicionar a este artigo?

Deixa a tua opinião nos comentários.


software gestao gratis startup virtualp xd_04

Como escolher o melhor software de gestão

Se perguntássemos a cada um destes fundadores, acima referidos, que software de gestão usam iríamos obter diversas respostas. Há algumas coisas que consideramos importante e que deves ter em conta quando escolhes um software de gestão para ti. Existem muitas ofertas no mercado, mais do que algumas vez poderás testar.

Se procuras uma chave-de-fendas é fácil encontrar uma das boas. Mas um software é mais subjectivo, por que o melhor para o teu negócio não é o melhor para outros.

Então o que deves ter em conta?

Concentra-te no negócio.

Tens de começar a vender, é disso que se trata. Distrações à procura de software —embora fundamental—também podem ser uma distração. Portanto concentra-te em perceber que coisas básicas realmente precisas e escolhe o que te dá isso à tua Startup (Ex.: XD StartUP, ver mais abaixo).

Respostas às tuas necessidades

Agora que já chegaste a algumas conclusões sobre o software a usar, lembra-te de manter as coisas simples e evita os programas com muitos espaços para preencher. Basicamente o que precisas é cumprir com as obrigações fiscais de forma fácil e sem mais dores de cabeça.

Não sejas forreta (ou apenas um bocadinho)

Há programas de gestão gratuitos que servem muito bem no início da tua Startup, mas evolução do negócio precisarás de «aditivos» que te dão novas funcionalidades. Geralmente esses «aditivos» são pagos mas vale a pena pagar para que mantenhas a empresa a rolar bem e suave. Vale a pena investir.

Integrar tudo

Nós somos fãs da maximização do potencial dos programas de gestão com o objectivo de obter mais valor das suas ferramentas internas. E há programas de gestão que integram funcionalidades que permitem criar automatismos que te libertam para que possas dedicar mais atenção ao teu negócio: como por exemplo, enviar facturas automaticamente aos clientes e reenviar as já vencidas.

 software gestao gratis startup virtualp xd_04

Versão gratuita para Startup’s

Porque sabemos que os inícios nem sempre são fáceis e acreditamos que o empresário mais eficiente é aquele que tem acesso à melhor informação.

Tens aqui um software grátis: o XD StartUP, para empresários em nome individual.

  • Licença vitalícia
  • Opções disponibilizadas serão para sempre funcionais. 
  • Inclui ainda um ano de XD Active Protection que te garante acesso a todas as novas actualizações funcionais e fiscais.

Para teres acesso ao XD StartUP escreve o teu nome e email abaixo para receberes a licença e começares já usar.

formulário

Nome*

Email*

 

Virtualp
author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

?

Ligamos para si!
Deixe os seus dados para contacto.
Seremos breves!

Nome*

Telefone/Telemóvel*

captcha