Centro de Informática Empresarial
09 Fev
2016

Responsive Web Design – O que é isto?

Pode verificar se o seu website atual é responsive aqui.

Se o seu site não é responsive vai desaparecer do Google. Ligue-nos para salvar o seu site.

Ou deixe tudo como está e faça o funeral ao seu site 🙁 —not so fast, leia isto..

Por que precisa de um site responsive/responsivo?

Hoje em dia, quando falamos em criar um website, um dos principais requisitos deve ser se o mesmo tem Responsive Web Design. Toda a gente pergunta por isto, mas afinal o que quer isto dizer?

Com o crescimento da variedade de dispositivos onde os websites são vistos (Desktop, Tablet, Notebooks, Netbooks, Telemóveis, segundo monitor etc.), seria difícil desenhar múltiplas versões de um mesmo site que funcione em cada uma dessas variações de tamanho de ecrã e cada uma das resoluções disponíveis no mercado. Há cada vez mais pessoas a utilizar dispositivos móveis para aceder à Internet, sendo que 2013 foi considerado por muitos o ano do “Responsive Web Design”, criando uma nova exigência na indústria do desenvolvimento web.

O QUE É O RESPONSIVE DESIGN?

O Responsive Web Design é uma das soluções técnicas para o problema que falamos acima. Trata-se de programar um site de forma a que os elementos que o compõem se adaptem automaticamente à largura do ecrã do dispositivo no qual ele está a ser visto (telemóvel, tablet, etc.)

Um design responsivo inclui:

  • Adaptar o layout da página de acordo com a resolução em que está a ser visualizada.
  • Redimensionar as imagens automaticamente para que caibam no ecrã e para que não sobrecarreguem a transferência de dados no telemóvel, por exemplo.
  • Simplificar elementos do ecrã para dispositivos móveis, onde o utilizador normalmente tem menos tempo e menos atenção durante a navegação.
  • Ocultar elementos desnecessários nos dispositivos menores.
  • Adaptar tamanho de botões e links para interfaces touch onde o ponteiro do rato é substituído pelo dedo do utilizador
  • Utilizar de forma inteligente recursos mobile como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical).
  • Uma variação do “Responsive Web Design” é o “Adaptive Web Design”, uma versão um pouco simplificada da primeira. A diferença, no segundo caso, é que o layout se adapta para três ou quatro larguras de ecran específicas – e não pixel a pixel, como no primeiro caso.

 

Criar um site responsivo requer muita criatividade, por que os designers têm de se certificar que a fonte permite texto, imagens, estilo do layout e outros elementos do site se reajustem ao dispositivo do visitante de forma a melhorar a experiência visual do utilizador.

Ter um site responsivo tem muitos benefícios assim como algumas vantagens, como por exemplo:

 

Embora possa optar por um site tradicional, geralmente mais barato, em vez de um site responsivo, não vai com certeza colocar o seu negócio na frente da concorrência. Falhará em oferecer uma experiência agradável, organizada e fluída aos seus potenciais clientes que navegam na net através do telemóvel e tablets. Se tiver um web site com design responsivo não terá de se preocupar em gastar mais dinheiro em ter um site dedicado a dispositivos móveis.

Poupe tempo aos seus clientes e apareça no Google.
A Virtualp tem ajudado várias empresas a mudar para um site competitivo.

Fale connosco.

 

Marco Pereira
author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

?

Ligamos para si!
Deixe os seus dados para contacto.
Seremos breves!

Nome*

Telefone/Telemóvel*

captcha