Centro de Informática Empresarial
26 Abr
2018

Tendências de Marketing Digital para 2018

Diariamente, marcas e empresas procuram passar a sua mensagem de forma efetiva ao seu público-alvo e chegar aos seus clientes e potenciais clientes.

Assim, é importante estar a par das tendências de mercado, bem como do que melhor se faz a nível de marketing digital.

Fique com temáticas, assuntos e dicas que, com certeza, vai ouvir falar durante este ano.

Mais qualidade, menos quantidade

Uma das maiores tendências deste ano será conteúdo de maior qualidade, em menor quantidade. O conteúdo é rei e a maioria dos utilizadores prefere aprender sobre produtos através de artigos, relegando para segundo plano os anúncios. Desta forma, é importante ter uma estratégia de conteúdos assertiva e clara para chegar a mais pessoas de forma mais eficaz.

 

Pesquisas por voz

O aumento de Pesquisas por voz é uma tendência crescente. Quer em assistentes pessoais em dispositivos móveis, como a Siri, Cortana, Google Assistant, quer em novas tecnologias centradas na voz, como a Google Home, Alexa e Echo da Amazon. Atente nesta possibilidade a desenvolver para a sua marca.

 

Inteligência Artifical e Chatbots

A Inteligência Artificial tem vindo a ganhar destaque no panorama internacional. A capacidade que estes mecanismos possuem de analisar comportamentos, melhorar algoritmos e gerar interações cada vez mais reais é brutal. No Marketing Digital, a utilização de bots e chatbots tem sido uma escolha bastante frequente, devido ao caráter rápido e eficiente das respostas imediatas e personalizadas que estes fornecem. A redução de custos com assistentes virtuais tem sido igualmente apontada com uma das principais vantagens destas funcionalidades.

 

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Atualmente, tanto a Realidade Virtual como a Realidade Aumentada são grandes tendências a seguir com muita atenção. Simular experiências com produtos em determinados espaços, ver informação digital aparecer com apenas a câmara do nosso dispositivo móvel a apontar para algo são realidades que vão ser cada vez mais constantes. O potencial de ambas é enorme e não deve ser ignorado.

 

Privacidade de dados

O atual respeito pela Privacidade de dados, tal como a sua regulamentação pela União Europeia (General Data Protection Regulation – Regulamento Geral de Proteção de Dados) vieram alterar a postura que as empresas vão ter adotar em relação aos dados, obrigatoriamente. Os dados terão de ser, a partir de agora, processados, armazenados e protegidos de forma a manter a confidencialidade dos mesmos. Além disso, as pessoas vão ter de dar consentimento para o tratamento dos seus dados. Já preparou a sua empresa para a entrada em vigor desta legislação? Saiba como aqui.

 

Influencers and Influence Marketing

O Marketing de Influência tem sido uma forte aposta das marcas e assim vai continuar durante o presente ano. Os influencers são um excelente trunfo para a sua estratégia de marketing digital. Principalmente no Instagram, existem bastante influencers com milhares de seguidores que recebem produtos ou serviços de diferentes marcas em troca de publicidade. É um fator relevante a considerar.

 

3, 2, 1… Estamos em direto!

O Video Marketing veio para ficar, assim como os lives. Mais do que o incremento da estratégia de vídeo como elemento fundamental de comunicação, as marcas e empresas devem também ligar-se às redes sociais como o Facebook, Instagram, Youtube ou a Plataforma Google Hangouts e fazer transmissões de vídeo em direto, acrescentando sempre valor ao seu público. Deste modo, se tiver algum evento, iniciativa, ação de formação ou demonstração comercial que pretenda fazer, use esta fantástica opção e transmita em direto através dos seus canais de comunicação digitais.

 

 

Virtualp
author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

?

Ligamos para si!
Deixe os seus dados para contacto.
Seremos breves!

Nome*

Telefone/Telemóvel*

captcha