Centro de Informática Empresarial
13 Nov
2018

Vai perder todos os ficheiros da sua empresa…

Vai perder todos os ficheiros da sua empresa se não tiver tomado as devidas providências…

Conheça um dos maiores riscos da atualidade!

Ransomware deixou de ser um nome desconhecido no mundo corporativo, em Portugal, empresas como a Portugal Telecom e os Hospitais CUF, sofreram ciberataques. E se acha que o foco destes piratas cibernético está nas grandes empresas, desengane-se, puxe pela conversa entre grupos de empresários e verá que alguém já tem uma história para contar.

Porque é tão perigoso e como funciona o ataque?

Existem diferentes formas de ser infectado por um destes “bichos digitais”, o mais comum é chegar por email, basta um simples click num determinado link no corpo de email ou abrir um anexo para que fiquemos infectados.  Na maioria dos casos o utilizador nem se apercebe do que está a acontecer até que os ficheiros do PC fiquem bloqueados e impedidos de serem acedidos por alguém que não o atacante.
– O Modus Operandi mais comum nos dias de hoje descreve-se da seguinte forma:

  1. A infecção surge via email, navegação em sites suspeitos, ou pelo uso de ligações inseguras
  2. O “vírus” instala-se na máquina, permitindo ao hacker obter informações sobre quais os dados que serão mais importantes, quais os horários de acesso, horários da empresa, etc…
  3. O ataque é programado sobre a máquina infectada e ou outros dispositivos na rede, para ser executado fora do horário de uso, habitualmente ao domingo.

 

Este cenário é a realidade de milhares ou milhões de pessoas e empresas na atualidade. Ransomware, a nova ameaça de malware… cuidado, você pode ser a próxima vítima!

Diz estudo que mais de metade das empresas não tem soluções anti-ransomware e malware implementadas.

 

Como se proteger dum possível ataque:

    • Mantenha sempre as actualizações em dia, seja PC ou Servidor, a Microsoft lança constantemente patches para corrigir vulnerabilidades detetadas.
    • Tenha um antivírus com Internet Security instalado na sua máquina
    • Se se tratar de uma Empresa, invista numa solução de segurança de perímetro (UTM), esta solução vai monitorizar todo o tráfego da sua rede, agindo automaticamente em caso de acção suspeita, permitindo ainda obter informações detalhadas e controlar as acções de cada utilizador. A equipa Virtualp é credenciada em soluções Fortinet, uma das maiores potências mundiais em segurança de rede.
    • Backups, backups, backups… Use várias camadas de backup, um backup extra nunca é demais. Aplique também politicas de segurança sobre os seus backups, encriptando os seus ficheiros garante que em caso de ataque não consigam modificá-los. A Storagecraft tem uma excelente solução para backups, permitindo gravar os seus backups, encriptados, de forma segura, assim como um maior aproveitamento em disco, mantendo várias versões do seu ficheiro.

 

 

O que fazer em caso de suspeita de ataque?

Se notar algo estranho no comportamento da sua máquina o primeiro passo a fazer é desligar a mesma e ou isolá-la da rede. Caso possua discos de rede desligue-os também. De seguida contacte a sua equipa de informática e informe-os da sua suspeita, eles saberão o que fazer para proteger os seus ficheiros e repor o seu sistema em funcionamento com o mínimo de danos.

A Virtualp tem ao seu dispor uma equipa capaz de o ajudar a prevenir este tipo de ataques assim como a implementação de diferentes camadas de backups. Consulte um especialista, previna-se e evite perder os seus dados num futuro que parece cada vez mais próximo…

Deseja fazer um checkup de segurança digital e evitar perder todos os ficheiros da sua empresa?

FALE CONNOSCO:

* - Campos Obrigatórios

captcha

Sergio Pinto
author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

?

Ligamos para si!
Deixe os seus dados para contacto.
Seremos breves!

Nome*

Telefone/Telemóvel*

captcha