O Facebook lançou o Artigos Instantâneos (Instant Articles), uma funcionalidade que permite ver os artigos dos sites 10 vezes mais rápido nos acessos através do telemóvel.
A partir de dia 12 de Abril, esta funcionalidade estará disponível para todos e serve para oferecer uma boa experiência ao utilizador do Facebook que lê as notícias, dos seus sites favoritos, no mural da rede social de Zuckerberg. Em Portugal, onde o número de utilizadores do Facebook é enorme, usar esta funcionalidade é obrigatório para os sites noticiosos e para todos outros que usam o Facebook para divulgar os artigos do site.
Como funciona o Artigos Instantâneos
O Artigos Instantâneos (Instant Articles) permitem aos editores alojar a informação directamente no Facebook em vez de publicar links para direcionar os leitores para os seus sites. Esta função foi desenhada em parte para diminuir o tempo de carregamento nos telemóveis. Mas há muito mais nos artigos instantâneos, a começar pela nova interação com o conteúdo, com os vídeos com reprodução automática, som incorporado, mapas interactivos, etc.
Poderá identificar os artigos instantâneos quando vir o símbolo do “raio” na imagem.
De acordo com a PeopleWare “para que um site possa apresentar os seus artigos desta forma, apenas precisa de se ligar a um Feed RSS com o Instant Articles. Depois, quando for publicado um novo artigo no Feed, o artigo pode ser partilhado e o utilizador “abrir como um raio”, ou seja quase de forma instantânea”.
Talvez esteja a perguntar-se, se realmente precisa dos artigos instantâneos.
Nós dizemos que sim. Principalmente porque em Portugal o Facebook é a rede social mais utilizada. Assim, torna-se importante a optimização dos artigos do seu site para permitir que os seus leitores possam usufruir desta funcionalidade. Ou seja, se quer manter os seus leitores, faça esta alteração dos Artigos Instantâneos. Se é um developer clique aqui.
Se, precisar da nossa ajuda ligue-nos.