CMS = Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos
1) O que é um CMS / Sistema de Gestão de Conteúdos
Os CMS´s (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdos) são, em grande parte, software livres, desenvolvidos por programadores de todo o mundo, onde o utilizador pode editar e criar conteúdo para o seu site com grande facilidade. Acessível através do navegador, possui uma linguagem visual pratica e intuitiva.
A Virtualp utiliza e recomenda a utilização do WordPress, um dos melhores CMS existentes no mercado.
2) Quais os principais benefícios do CMS?
Os principais benefícios do uso do CMS são:
• Facilidade de actualização e edição de artigos, imagens, banners, etc;
• Facilidade para criação de novas áreas, menus e conteúdo;
• Variações de funcionalidades no site (Ex.: gestão de email marketing, gestor de downloads para os visitantes, podcast, integração com vídeos, inúmeras variações de visualizações de galeria de imagens, hiperligações, entre outros);
• Posicionamento nos motores de busca (Google, Yahoo!, etc);
• Velocidade de carregamento;
• Baixo custo de actualização e manutenção;
• Facilidade no branding
3) Porque é que os sites que utilizam os CMS’s são simples de actualizar?
Um site desenvolvido com uma plataforma CMS, como o WordPress, pode ser facilmente actualizado porque não precisa de nenhum software específico para editar as suas páginas, somente o navegador – Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.. Através de uma hiperligação, acede a área administrativa do site, onde pode editar ou acrescentar textos, imagens, notícias, destaques banners, hiperligações e tudo mais que possa envolver a gestão do conteúdo do site.
4) Existem vários tipos de CMS´s?
Sim. Estão disponíveis hoje diversas plataformas de Sistemas de Gestão de Conteúdos como Joomla!, Drupal, Mambo, WordPress…
Optamos pela utilização do WordPress, pois após uma detalhada pesquisa, julgamos ser a ferramenta mais adequada para a criação da sua presença online.
5) Qualquer site pode ser construído com um CMS?
Sim. Os CMS’s podem ser utilizados, com todos os seus benefícios, desde sites pessoais, passando por micro e pequenas empresas, até grandes portais de multinacionais. Isso é possível devido a sua grande flexibilidade para adaptações de layout e funcionalidades. Outro ponto a ser destacado nesta questão de adaptações aos projetos é que existem disponíveis hoje, prontos para utilização, mais de 5 mil plug-ins de funcionalidades específicas. Isso quer dizer que é possível, por exemplo, ter um gestor de e-mail marketing ou newsletter diretamente de seu site, disponibilizar hiperligações e pesquisas, áreas dinâmicas para banners e textos que tornam a navegação mais agradável, possibilitar interações dos visitantes através de comentários e votações, ou até mesmo ter uma plataforma de e-commerce.
6) Preciso ser encontrado pelo Google. Os sites em CMS’s são facilmente encontrados nos motores de pesquisa?
Sim. São facilmente encontrados, não só no Google, mas também no Yahoo!, Manager, etc, e, na maioria das vezes com melhor posicionamento do que os sites tradicionais. Isso ocorre porque todas as páginas de conteúdo tem seus textos indexados aos motores, principalmente botões dos menus e títulos. Com isso, não só o nome de sua empresa, mas também palavras relacionadas ao segmento podem ter um bom posicionamento. Além disso, os sites em CMS deixam os códigos bastante limpos, facilitando o cruzamento de dados dos mecanismos de pesquisa.
7) O sistema CMS não prejudica a velocidade de carregamento das páginas?
As plataformas dos gestores de conteúdo apresentam grande desempenho na velocidade do carregamento. O site é estruturado de forma paralela entre conteúdo e layout. Desta forma, os elementos de layout, assim como os textos, são lidos rapidamente pelos navegadores.